Serviços

 

Compra de Recicláveis

Compra de material reciclável pré e pós consumo do tipo: Plástico, papel, papelão, embalagens (pet, pp, pead e pebd), bombona, tambor e outros. Consulte-nos. Nesse processo de gerenciamento a nossa divisão responsável pelos recicláveis é a Naturale Reciclagem Industrial, onde fazemos a coleta do papel, papelão e plástico, o mesmo é descaracterizado através de prensagem e posteriormente enviado as fábricas correspondentes para fabricação do produto novo retornando assim ao mercado para consumo. Temos máquinas específicas e adequadas na NR12 para a realização do trabalho.

Coleta de Resíduos Orgânicos

Coleta e transporte de resíduos orgânicos utilizando caminhão compactador com implementação de equipamentos para armazenamento dos resíduos. Containers basculantes de 240 L, 1000 L ou 1200 L de plásticos ou não.

Coleta de Resíduos Industriais

Nessa operação coletamos, transportamos e destinamos resíduos industriais do tipo lodo para compostagem, lodo de ETE, areia de fundição, varrição, terra contaminada, fossa séptica, caixa de gordura, resíduos de linha de produção, limpeza de tanque, materiais contaminados diversos, resíduos gráficos, óleo usado e outros, sob consulta.

 

 Gerenciamento Total de Resíduos

O processo de gerenciamento total de resíduos consiste na implantação de mão de obra especializada, máquinas de última geração adequadas na NR12 e equipamentos para transporte e descaracterização de resíduos em geral.

Locação de Máquinas e Equipamentos

No processo de gerenciamento disponibilizamos máquinas e equipamentos do tipo prensas verticais, prensas horizontais, empilhadeiras, caçambas, moinhos, entre outros necessários para cada tipo de operação.

 

Coleta e Transporte de Resíduos Classe I, IIA e IIB

Dispomos de caminhão roll-on roll-off, poli guindastes, auto vácuo, julietas, compactadores e caminhões carrocerias de acordo com cada caso.

Operação com o Caminhão Roll On Roll Off

O caminhão roll-on roll-off opera com caçambas roll on de 13 m³ até 40 m³, os resíduos são variados, sendo eles de classe I ou classe II, recicláveis e não recicláveis. Os caminhões são equipados e legalizados para operação do resíduo classe I, e os motoristas habilitados conforme legislação vigente. Esse caminhão realiza operação também com carrocerias, plataformas, auto vácuo estacionário e caixa compactadora estacionária de 17m³.

Possuímos caminhões toco e truck, sendo eles para pequenas ou grandes quantidades transportadas.

Operação com Caminhão Poli Guindaste

Possuímos três tipos de equipamento poli guindaste, o simples, que carrega pequenas quantidades, o caminhão anda mais leve, tem a capacidade para levar apenas uma caçamba, o duplo que opera com até duas caçambas e o triplo que opera com até três caçambas. Esse equipamento transporta caçambas brooks de 5m³ e 8m³, com tampa e sem tampa e caixa compactadora estacionária de 8m³. Os caminhões são equipados e legalizados para operação de resíduos classe I e classe II, os motoristas são habilitados conforme legislação vigente.

 

Tirolixo

Operação com Caminhão Compactador

O caminhão compactador opera com caçambas de 1.2m³, coletando geralmente o resíduo classe II (orgânico, material de escritório, etc.). Geralmente opera em um sistema de rota, onde a logística, monta um itinerário que inclui vários clientes que devem ser atendidos. Possuímos equipamentos para transporte de até onze toneladas, equipados com guincho para içar caçambas de até 5m³, otimizando assim a logística e reduzindo o custo operacional.

 

Operação com Caminhão Auto Vácuo

O caminhão auto vácuo é equipado com um equipamento moderno e voltado para a coleta de efluentes, tanto industrial de linha de produção quanto efluente sanitário, entre outros. Nossos caminhões são equipados e legalizados para a operação de resíduos classe I e classe II, os motoristas são habilitados conforme legislação vigente.

 

Tirolixo
 

Coleta de Resíduos Inerte

Coleta, transporte e destinação final de resíduos derivados da construção civil.

 

Coleta de Resíduos Infectantes RSS

Coleta, transporte e destinação final de resíduos hospitalares, ambulatoriais e perfuro cortantes, mão de obra qualificada e equipamento conforme normas vigentes.

 

Fornecimento de Mão de Obra Especializada

No processo de gerenciamento nos adequamos a operação de cada cliente fornecendo mão de obra especializada se necessário, para a realização de várias tarefas. Realizamos o acompanhamento de toda documentação: ASO, PCMSO, PPRA além de acompanhamento periódico junto ao técnico de segurança.

 

Descaracterização de Resíduos Líquidos e Sólidos

No processo de descaracterização atendemos indústrias de embalagens, indústrias de bebidas, cosméticos, alimentares e outras. Impossibilitamos o uso da marca e destinamos o material para reciclagem. Equipamentos usados na operação são moinhos que moem lavando, moinhos que moem a seco, prensas e picadores, podendo essa operação ser feita no próprio cliente. Quando feito na Tirolixo é possível acompanhar todo o processo, filmar e fotografar caso se faça necessário. Possuímos sistema interno de monitoramento de imagens podendo assim assegurar a rastreabilidade da carga.

Nesse processo de gerenciamento, realizamos a coleta e descaracterização de diversos produtos:
·              Bombonas de até 200 Lts;
·              Tambores de até 200 Lts;
·              Frascos de PEBD com ou sem resquício de material (pós indústria);
·              PET;
·              Cintas de amarração em PET ou PP;
·              Big Bag;
·              Sacaria de ráfia;
·              Frascos com ou sem tampas;
·              Pallet.
Tirolixo

Consultoria e Assessoria Ambiental

Contamos com especialistas em gestão ambiental para treinamento, palestras e montagem de central de resíduos.

 

Emissão de CADRI

CADRI – CERTIFICADO DE MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS DE INTERESSE AMBIENTAL, é o instrumento que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB. Providenciamos toda documentação junto a empresa para encaminhamento à CETESB para posterior coleta e destinação desses resíduos. Clientes com geração anual menor que 100 L ou 100 kg podemos utilizar o CADRI coletivo da Tirolixo, dispensando a operação acima, otimizando e barateando o processo.

 

Certificações

Comprovamos através de certificados a destinação correta e final de cada processo. Trabalhamos em parceria com a empresa Suatrans que disponibiliza atendimento emergencial no decorrer do processo de coleta e transporte. Somos certificados ISO 9001.

 

certificado_modelo_01  certificado_modelo_02

Fornecimento de Certificação de Destinação Final

A parceria com empresas devidamente licenciadas para o recebimento de resíduos líquidos e sólidos nos possibilita fornecer a certificação de destinação final. Entre elas Estre, Essenssis, Resicontrol, Provaso, Opersan, Tera, CSJ e Nova Ambiental.

 

Consequências do Descarte Incorreto

• As multas – O conceito legal e hipóteses de aplicação Decreto nº 6.514 de 22/07/2008

Art.62 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade: – Multa de R$5.000,00 (Cinco Mil Reais) a R$50.000.000,00 (Cinquenta Milhões de Reais). § 1º – Incorre nas mesmas penas, quem: I – Tornar uma área urbana ou rural, imprópria para ocupação humana; V – Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos; e VI – Deixar de dar destinação ambientalmente adequeada a produtos, subprodutos, embalagens, resíduos ou substâncias, quando assim determinar a Lei ou Ato normativo.

Modelo de Auto de Infração

O Tipo Penal Adequado

Art.54 – Lei 9.605/98 Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, ou que provoquem mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa. § 1º – Se o crime é culposo: Pena – detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. § 2º – Se o crime: I – tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana; V – ocorrer por lançamentos de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena – reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos.